segunda-feira, 10 de setembro de 2012

OFICINA DE MATEMÁTICA - ESTUDANDO A GEOMETRIA

 ESTUDANDO A GEOMETRIA PELO VIÉS DOS BLOCOS LÓGICOS

 

Mariele Josiane Fuchs[1]

            Em duas das oficinas de Matemática ministradas para a Turma 1, acabei propondo uma atividade investigativa com o material concreto denominado “Blocos Lógicos”, o qual é constituído por pequenas peças geométricas, criadas na década de 50 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, sendo sua exploração bastante pertinente para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato.
            É preciso ressaltar que a Geometria exige uma maneira específica de raciocinar, explorar e descobrir, fatores que desempenham importante papel no entendimento/concepção de espaço pela criança. Temos ainda que as figuras geométricas mais conhecidas pelos alunos são o quadrado, o retângulo, o triângulo e o círculo que são trabalhadas ao longo de toda a Educação Básica.
Entendo que a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. Sendo assim, no caso dos blocos lógicos, o conhecimento físico é desencadeado a partir do momento que o aluno manuseia e inicia o processo de observação e identificação dos atributos presentes em cada peça, ao passo que o conhecimento lógico-matemático se dá quando ele utiliza/faz uso desses atributos sem ter o material em mãos, isto é, utiliza o raciocínio abstrato.  Em virtude disso, optei em explorar esse material com os alunos objetivando fazer com que os mesmos desenvolvessem algumas operações lógicas, especialmente as ideias de correspondência e classificação das figuras geométricas, a partir da situação didática explicitada a seguir.

·         Material:
- Um jogo de blocos lógicos que contém 48 peças divididas em três cores (amarelo, azul e vermelho), quatro formas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo), dois tamanhos (grande e pequeno) e duas espessuras (fino e grosso).


Figura 1 – Características das figuras geométricas que compõem o jogo “Blocos Lógicos”.

 ·         Procedimentos:

- A turma foi dividida em pequenos grupos para a realização das atividades.

·         Explorando os Blocos Lógicos:

1.    Primeiramente, os alunos manipularam as peças (figuras geométricas) a fim de conhecerem o material. Foram instigados a formar desenhos com as formas dos blocos lógicos, observando e comparando as cores, os tamanhos e as formas, sempre dialogando com os colegas do grupo sobre as figuras utilizadas para os desenhos formados, sendo esse movimento potencializador no processo de conhecimento das características físicas de cada bloco.


Figura 2 – Alunos manipulando as peças dos blocos lógicos na montagem de figuras e objetos.


2.    Em seguida, os alunos foram desafiados a atividade “Empilhando Peças”, atividade essa que permite desenvolver a capacidade de discernimento, raciocínio lógico e motricidade, organizada a partir dos seguintes encaminhamentos:
- As peças do material foram espalhadas pelas mesas de cada grupo.
- Após terem decidido a ordem das jogadas, cada aluno precisava pegar uma peça e colocar no centro do grupo, de modo que as peças eram empilhadas uma a uma. Vale dizer que o aluno precisava fazer de tudo para a “torre” não cair. Por esse motivo, os alunos deveriam que pensar nas peças mais adequadas para a base, meio ou topo da torre deixando as “piores” para o companheiro seguinte.
- O aluno que colocasse uma peça que destruísse a torre era eliminado da jogada, permanecendo a disputa entre o restante dos colegas do grupo.


Figura 3 – Alunos manipulando as peças dos blocos lógicos na montagem da torre.

 

Figura 4 – Alunos manipulando as peças dos blocos lógicos na montagem da torre.

3.      Dando continuidade a atividade investigativa, prosseguimos com o “Jogo da Classificação”, objetivando que os alunos classificassem as peças anteriormente manipuladas, a partir de algum atributo. Vale dizer que os blocos existentes possuem os atributos conforme nos mostra a Figura 1, ou seja,
a) as quatro formas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo,
b) as duas espessuras: grosso e fino,
c) os dois tamanhos: pequeno e grande,
d) as cores: amarelo, azul e vermelho.
             Assim, primeiramente os grupos foram desafiados a separar as peças de acordo com apenas um atributo. Em seguida, foram sendo acrescentados outros atributos para novas classificações.

Figura5 – Alunos classificando as peças dos blocos lógicos de acordo com a cor.

 

Figura 6 – Alunos classificando as peças dos blocos lógicos de acordo com a espessura.



[1] Licenciada em Matemática pela UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2010) ; Mestranda em Educação Nas Ciências na UNIJUÍ; integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM/UNIJUÍ/Ijuí) e professora das oficinas de Matemática no Programa “Mais Educação” da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Francisco. Endereço eletrônico: mariele.fuchs@unijui.edu.br

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