Em
duas das oficinas de Matemática ministradas para a Turma 1, acabei propondo uma
atividade investigativa com o material concreto denominado “Blocos Lógicos”, o qual é constituído
por pequenas peças geométricas, criadas na década de 50 pelo matemático húngaro
Zoltan Paul Dienes, sendo sua exploração bastante pertinente para que os alunos
exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato.
É preciso ressaltar que a
Geometria exige uma maneira específica de raciocinar, explorar e descobrir,
fatores que desempenham importante papel no entendimento/concepção de espaço
pela criança. Temos ainda que as figuras geométricas mais conhecidas pelos
alunos são o quadrado, o retângulo, o triângulo e o círculo que são trabalhadas
ao longo de toda a Educação Básica.
Entendo
que a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o
lógico-matemático. Sendo assim, no caso dos blocos lógicos, o conhecimento físico
é desencadeado a partir do momento que o aluno manuseia e inicia o processo de
observação e identificação dos atributos presentes em cada peça, ao passo que o
conhecimento lógico-matemático se dá quando ele utiliza/faz uso desses
atributos sem ter o material em mãos, isto é, utiliza o raciocínio abstrato. Em
virtude disso, optei em explorar esse material com os alunos objetivando fazer
com que os mesmos desenvolvessem algumas operações lógicas, especialmente as
ideias de correspondência e classificação das figuras geométricas, a partir da
situação didática explicitada a seguir.
·
Material:
- Um jogo de blocos lógicos que
contém 48 peças divididas em três cores (amarelo, azul e vermelho), quatro
formas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo), dois tamanhos (grande e
pequeno) e duas espessuras (fino e grosso).
- A turma foi dividida em pequenos
grupos para a realização das atividades.
·
Explorando os Blocos Lógicos:
1.
Primeiramente,
os alunos manipularam as peças (figuras geométricas) a fim de conhecerem o
material. Foram instigados a formar desenhos com as formas dos blocos lógicos,
observando e comparando as cores, os tamanhos e as formas, sempre dialogando
com os colegas do grupo sobre as figuras utilizadas para os desenhos formados,
sendo esse movimento potencializador no processo de conhecimento das
características físicas de cada bloco.
Figura 2 – Alunos manipulando as peças dos
blocos lógicos na montagem de figuras e objetos.
2.
Em
seguida, os alunos foram desafiados a atividade “Empilhando Peças”, atividade
essa que permite desenvolver a capacidade de discernimento, raciocínio lógico e
motricidade, organizada a partir dos seguintes encaminhamentos:
- As peças do material foram espalhadas
pelas mesas de cada grupo.
- Após terem decidido a ordem das
jogadas, cada aluno precisava pegar uma peça e colocar no centro do grupo, de
modo que as peças eram empilhadas uma a uma. Vale dizer que o aluno precisava
fazer de tudo para a “torre” não cair. Por esse motivo, os alunos deveriam que
pensar nas peças mais adequadas para a base, meio ou topo da torre deixando as
“piores” para o companheiro seguinte.
- O aluno que colocasse uma peça
que destruísse a torre era eliminado da jogada, permanecendo a disputa entre o
restante dos colegas do grupo.
Figura 3 – Alunos manipulando as peças dos
blocos lógicos na montagem da torre.
Figura 4 – Alunos manipulando as peças dos
blocos lógicos na montagem da torre.
3.
Dando
continuidade a atividade investigativa, prosseguimos com o “Jogo da
Classificação”, objetivando que os alunos classificassem as peças anteriormente
manipuladas, a partir de algum atributo. Vale dizer que os blocos existentes possuem
os atributos conforme nos mostra a Figura 1, ou seja,
a) as quatro formas:
círculo, quadrado, retângulo e triângulo,
b) as duas
espessuras: grosso e fino,
c) os dois tamanhos:
pequeno e grande,
d) as cores: amarelo,
azul e vermelho.
Figura5 – Alunos classificando as peças dos
blocos lógicos de acordo com a cor.
Figura 6 – Alunos classificando as peças
dos blocos lógicos de acordo com a espessura.
[1] Licenciada em Matemática pela UNIJUÍ
– Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2010) ;
Mestranda em Educação Nas Ciências na UNIJUÍ; integrante do Grupo de Estudos em
Educação Matemática (GEEM/UNIJUÍ/Ijuí) e professora das oficinas de Matemática
no Programa “Mais Educação” da Escola Estadual de Ensino Fundamental São
Francisco. Endereço eletrônico: mariele.fuchs@unijui.edu.br
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