OPERANDO COM NÚMEROS INTEIROS
Mariele
Josiane Fuchs[1]
Em uma das oficinas de Matemática ministradas para a Turma 4, acabei
propondo uma atividade investigativa com o jogo denominado “Vira ou Deixa”, o qual é constituído por
piões de pontos (números inteiros positivos e negativos) e piões dos sinais
(“+” e “-”). Por meio dessa atividade, objetivou-se explorar as operações de
adição e subtração com números inteiros para que os alunos conseguissem
observar a variação dos sinais e resolver essas operações de uma maneira
divertida, ou melhor, brincando.
·
Material:
- Piões de pontos (números inteiros positivos e negativos);
- Piões dos sinais (“+” “-“).
·
Procedimentos:
- A turma foi dividida em grupos de três componentes para
a realização das atividades, sendo que para cada grupo foi distribuído um pião
de pontos e outro dos sinais.
·
Descrição
da atividade:
1. Cada jogador jogava o pião dos pontos.
Se o resultado obtido fosse um número positivo, significava pontos ganhos. Se
fosse um número negativo, significava pontos perdidos. Em seguida, o jogador
jogava o pião dos sinais: se o sinal fosse “+”, os pontos antes conquistados
permaneciam, se o sinal fosse “-“, que equivale “oposto de”, os pontos resultantes
na primeira jogada teriam o sinal trocado. Por exemplo:
Ou
seja, deixa o sinal e o valor permanecerá + 4.
|
- 2º jogada: “+”
Ou
seja, vira o sinal e como o oposto de +4 = - (+4) = - 4.
|
- 2º jogada: “-“
2. O registro das jogadas era feito em
uma tabela distribuída aos alunos, conforme apresento abaixo.
Jogo nº
|
Sinal
|
Pontos envolvidos
|
Pontos resultantes na jogada
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3. O jogo acabava depois que cada
jogador fizesse cinco jogadas. Em seguida, era conferida a pontuação individual
e o aluno que tivesse maior número de pontos positivos era o vencedor.
4. Após terem concluído a jogada, a
tabela acima, com os registros feitos, foi explorada a partir dos seguintes
encaminhamentos:
a)
Qual
o saldo de pontos de cada jogador? Coloque-os em ordem crescente.
b)
O
que podemos perceber quanto à troca de sinais?
c) Qual a diferença entre conseguir
“+” e “-“ durante a jogada? O que acontece em cada uma das situações?
d) De que forma você procedeu para
adicionar números com sinais iguais? E com sinais contrários?
e)
Determine
a diferença entre os saldos finais de cada jogador.
f)
Supondo
que você tivesse conquistado na 1ª jogada +1 pontos e após a 2ª contava com -3
pontos. Qual foi os pontos que conquistou na 2ª rodada do jogo?
Figura 1 – Alunos manipulando os piões
do jogo “Vira ou Deixa”.
Figura 2 – Alunos manipulando os piões
do jogo “Vira ou Deixa” e fazendo as anotações na tabela.
Figura 3 – Alunas manipulando os piões
do jogo “Vira ou Deixa”.
[1]
Licenciada em Matemática pela UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do
Estado do Rio Grande do Sul (2010) ; Mestranda em Educação Nas Ciências na
UNIJUÍ; integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática
(GEEM/UNIJUÍ/Ijuí) e professora das oficinas de Matemática no Programa “Mais
Educação” da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Francisco. Endereço
eletrônico: mariele.fuchs@unijui.edu.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário