sexta-feira, 14 de setembro de 2012

OFICINA DE MATEMÁTICA - OPERANDO COM NÚMEROS INTEIROS



OPERANDO COM NÚMEROS INTEIROS
 

Mariele Josiane Fuchs[1]
 

Em uma das oficinas de Matemática ministradas para a Turma 4, acabei propondo uma atividade investigativa com o jogo denominado “Vira ou Deixa”, o qual é constituído por piões de pontos (números inteiros positivos e negativos) e piões dos sinais (“+” e “-”). Por meio dessa atividade, objetivou-se explorar as operações de adição e subtração com números inteiros para que os alunos conseguissem observar a variação dos sinais e resolver essas operações de uma maneira divertida, ou melhor, brincando.


·         Material:

- Piões de pontos (números inteiros positivos e negativos);

- Piões dos sinais (“+” “-“).

 

·         Procedimentos:

- A turma foi dividida em grupos de três componentes para a realização das atividades, sendo que para cada grupo foi distribuído um pião de pontos e outro dos sinais.

 

·         Descrição da atividade:

1.      Cada jogador jogava o pião dos pontos. Se o resultado obtido fosse um número positivo, significava pontos ganhos. Se fosse um número negativo, significava pontos perdidos. Em seguida, o jogador jogava o pião dos sinais: se o sinal fosse “+”, os pontos antes conquistados permaneciam, se o sinal fosse “-“, que equivale “oposto de”, os pontos resultantes na primeira jogada teriam o sinal trocado. Por exemplo:

Ou seja, deixa o sinal e o valor permanecerá + 4.
                   - 1º jogada: +4    


       - 2º jogada: “+”

Ou seja, vira o sinal e como o oposto de +4 = - (+4) = - 4.
            Ou: - 1º jogada: “-4”


                   - 2º jogada: “-“

 

2.      O registro das jogadas era feito em uma tabela distribuída aos alunos, conforme apresento abaixo.

Jogo nº
Sinal
Pontos envolvidos
Pontos resultantes na jogada
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

3.      O jogo acabava depois que cada jogador fizesse cinco jogadas. Em seguida, era conferida a pontuação individual e o aluno que tivesse maior número de pontos positivos era o vencedor.

 

4.      Após terem concluído a jogada, a tabela acima, com os registros feitos, foi explorada a partir dos seguintes encaminhamentos:

a)      Qual o saldo de pontos de cada jogador? Coloque-os em ordem crescente.

b)      O que podemos perceber quanto à troca de sinais?

c)      Qual a diferença entre conseguir “+” e “-“ durante a jogada? O que acontece em cada uma das situações?

d)     De que forma você procedeu para adicionar números com sinais iguais? E com sinais contrários?

e)      Determine a diferença entre os saldos finais de cada jogador.

f)       Supondo que você tivesse conquistado na 1ª jogada +1 pontos e após a 2ª contava com -3 pontos. Qual foi os pontos que conquistou na 2ª rodada do jogo?



 Figura 1 – Alunos manipulando os piões do jogo “Vira ou Deixa”.

 

 
 
Figura 2 – Alunos manipulando os piões do jogo “Vira ou Deixa” e fazendo as anotações na tabela.

 

Figura 3 – Alunas manipulando os piões do jogo “Vira ou Deixa”.

 



[1] Licenciada em Matemática pela UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2010) ; Mestranda em Educação Nas Ciências na UNIJUÍ; integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM/UNIJUÍ/Ijuí) e professora das oficinas de Matemática no Programa “Mais Educação” da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Francisco. Endereço eletrônico: mariele.fuchs@unijui.edu.br

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