terça-feira, 24 de julho de 2012

Um pouquinho da aula da Oficina de Matemática no Blog


EXPLORANDO O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL COM “CARTELAS NUMERADAS”



Mariele Josiane Fuchs[1]



            As oficinas de Matemática ministradas na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Francisco se apresentam como sendo de grande valia para o processo de aprendizagem dos alunos, à medida que nesse espaço são explorados conceitos matemáticos abordados no ensino regular, porém de modo diferenciado, visto que a prática está ancorada em tendências pedagógicas atuais no âmbito da Educação Matemática. Sendo assim, a abordagem dos conceitos ocorre por meio de atividades investigativas, jogos, resolução de problemas e de recursos tecnológicos.

            Através dessa escrita, venho socializar uma atividade investigativa realizada com a Turma 4 (4º e 5º ano) a qual objetivou explorar o sistema de numeração decimal – unidade, dezena, centena e unidade de milhar – a partir das cartelas numeradas. Ulteriormente, a atividade desenvolvida é detalhada mais claramente.



·         Material:

- 9 cartelas azuis de 6 x 6 cm, com numerais de 1 a 9;

- 9 cartelas verdes de 6 x 12 cm, com numerais de 10, 20, 30,...,90;

- 9 cartelas rosas de 6 x 18 cm, com numerais de 100, 200, 300,...,900;

- 9 cartelas amarelas de 6 x 24 cm, com numerais de 1000, 2000, 3000,...,9000.



·         Procedimentos:

- a turma foi dividida em grupos de 3 ou 2 componentes, os quais receberam um jogo de cartelas com unidades, dezenas, centenas e milhares, conforme as mencionadas no material.



·         Explorando as cartelas:

1.      Colocar em ordem crescente e decrescente cada grupo de cartelas, conforme a cor;

2.      Comparar as cartelas determinado as diferenças entre elas (cor, tamanho da cartela, quantidade de números,...).

3.      Representando quantidades com as cartelas, como por exemplo;






A partir disso: quanto vale 2? (Mostrar na cartela que 23 = 20 + 3).







                  




(Notar que é preciso sobrepor as cartelas.)



4.      Utilizando as cartelas azuis e amarelas, formar os seguintes numerais.

Observação: utilizar todas as cartelas.

a)      Unidade e dezenas iguais;

b)      Unidade e dezenas contrárias;

c)      Formar 6 numerais diferentes das duas ordens anteriores.


5. Colocar em filas as cartelas verdes, as amarelas e as azuis com os numerais para baixo. Virando uma cartela de cada cor e vez, fazendo a leitura do numeral formado. Por exemplo:
345 (Trezentos e quarenta e cinco)



6.      Colocar novamente em fila todas as cartelas viradas para baixo. Em seguida, pegar aleatoriamente uma cartela de cada cor. Formado  o número, identificar:

a)      A unidade de milhar;

b)      A centena;

c)      A dezena;

d)     A unidade.



Dessa forma apresento o roteiro utilizado para a exploração das “cartelas numeradas”. Vale dizer que essa é apenas uma das possibilidades, visto as inúmeras maneiras que podem ser utilizadas no trabalho com o sistema de numeração decimal.


 

Figura 2 – Dispondo as cartelas numeradas em ordem crescente e decrescente




Figura 3 – Sobrepondo as cartelas a fim de representar as quantidades



[1] Licenciada em Matemática pela UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2010) ; Mestranda em Educação Nas Ciências na UNIJUÍ; integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM/UNIJUÍ/Ijuí) e professora das oficinas de Matemática no Programa “Mais Educação” da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Francisco. Endereço eletrônico: mariele.fuchs@unijui.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário