EXPLORANDO
O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL COM “CARTELAS NUMERADAS”
Mariele
Josiane Fuchs[1]
As oficinas de
Matemática ministradas na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Francisco
se apresentam como sendo de grande valia para o processo de aprendizagem dos
alunos, à medida que nesse espaço são explorados conceitos matemáticos
abordados no ensino regular, porém de modo diferenciado, visto que a prática
está ancorada em tendências pedagógicas atuais no âmbito da Educação
Matemática. Sendo assim, a abordagem dos conceitos ocorre por meio de
atividades investigativas, jogos, resolução de problemas e de recursos
tecnológicos.
Através
dessa escrita, venho socializar uma atividade investigativa realizada com a
Turma 4 (4º e 5º ano) a qual objetivou explorar o sistema de numeração decimal
– unidade, dezena, centena e unidade de milhar – a partir das cartelas
numeradas. Ulteriormente, a atividade desenvolvida é detalhada mais claramente.
·
Material:
- 9 cartelas azuis de 6 x 6 cm, com
numerais de 1 a 9;
- 9 cartelas verdes de 6 x 12 cm,
com numerais de 10, 20, 30,...,90;
- 9 cartelas rosas de 6 x 18 cm,
com numerais de 100, 200, 300,...,900;
- 9 cartelas amarelas de 6 x 24 cm,
com numerais de 1000, 2000, 3000,...,9000.
·
Procedimentos:
- a turma foi dividida em grupos de
3 ou 2 componentes, os quais receberam um jogo de cartelas com unidades,
dezenas, centenas e milhares, conforme as mencionadas no material.
·
Explorando as cartelas:
1. Colocar
em ordem crescente e decrescente cada grupo de cartelas, conforme a cor;
2. Comparar
as cartelas determinado as diferenças entre elas (cor, tamanho da cartela,
quantidade de números,...).
3. Representando
quantidades com as cartelas, como por exemplo;
4.
Utilizando as cartelas azuis e amarelas,
formar os seguintes numerais.
Observação:
utilizar todas as cartelas.
a)
Unidade e dezenas iguais;
b)
Unidade e dezenas contrárias;
c)
Formar 6 numerais diferentes das duas
ordens anteriores.
345 (Trezentos e quarenta e cinco)
6. Colocar novamente em fila todas as cartelas viradas para baixo. Em seguida, pegar aleatoriamente uma cartela de cada cor. Formado o número, identificar:
a)
A unidade de milhar;
b)
A centena;
c)
A dezena;
d)
A unidade.
Dessa forma apresento o
roteiro utilizado para a exploração das “cartelas numeradas”. Vale dizer que
essa é apenas uma das possibilidades, visto as inúmeras maneiras que podem ser
utilizadas no trabalho com o sistema de numeração decimal.
Figura
2 – Dispondo as cartelas numeradas em ordem crescente e decrescente
Figura 3 –
Sobrepondo as cartelas a fim de representar as quantidades
[1] Licenciada em Matemática pela UNIJUÍ
– Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2010) ; Mestranda
em Educação Nas Ciências na UNIJUÍ; integrante do Grupo de Estudos em Educação
Matemática (GEEM/UNIJUÍ/Ijuí) e professora das oficinas de Matemática no
Programa “Mais Educação” da Escola Estadual de Ensino Fundamental São
Francisco. Endereço eletrônico: mariele.fuchs@unijui.edu.br
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